Page 3 of 5 FirstFirst 12345 LastLast
Results 21 to 30 of 50

Thread: Bridge e Roteado ''Balance PCC mais fácil do Mundo!''

Senior Member
    Thanks (Given)
    1
    Thanks (Received)
    10
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    6
    Quote Originally Posted by damao.tecnico View Post
    Realmente uma boa maneira (porém não é 100% livre de falhas) é fazer o failover pingando em um host remoto e a partir do momento que não houver resposta desativar ou re-enumerar a rota. Existem alguns exemplos na internet de como fazer. Um exemplo:
    Code:
    /ip route
    add check-gateway=ping disabled=no distance=2 dst-address=8.8.8.8/32 gateway=pppoe-out1 scope=30 target-scope=10

add check-gateway=ping disabled=no distance=2 dst-address=177.136.0.1/32 gateway=pppoe-out2 scope=30 target-scope=10

/tool netwatch
    add comment=GoogleDNS1 host=8.8.8.8 down-script="/ip route set [find distance=2] disabled=yes" up-script="/ip route set [find distance=2] disabled=no"

/tool netwatch
    add comment=DNSSecurity1 host=177.136.0.1 down-script="/ip route set [find distance=3] disabled=yes" up-script="/ip route set [find distance=3] disabled=no"
    Abraço.

1 rega para cada link? o pppoe e o roteado? abraço
    Last edited by isaque; 12-14-2015 at 09:23 AM.

Administrador damao.tecnico's Avatar
    Thanks (Given)
    36
    Thanks (Received)
    114
    Likes (Given)
    41
    Likes (Received)
    109
    Quote Originally Posted by isaque View Post
    1 rega para cada link? o pppoe e o roteado? abraço
    Isso mesmo.

Thanks (Given)
    36
    Thanks (Received)
    114
    Likes (Given)
    41
    Likes (Received)
    109
    Gente do céu hehe. Eu estou o cúmulo da praticidade. Dêem uma olhada no meu Balance... Elimina de vez as address-list:
    Pelo Winbox: 6086040359da.sn.mynetname.net
    usuario: overnix
    senha: overnix

Não se assustem ... Funciona muito bem.

Claro gente, não vou chegar aqui e postando bobagens, antes de mais nada gostaria de esclarecer que não tem nada a ver com Balance PCC. É na verdade uma versão minha do Balance ECMP (Vejam as implicações e detalhes técnicos em http://wiki.mikrotik.com/wiki/ECMP_l...ith_masquerade

Mas é claro que eu fiz a minha própria versão desse conceito, que funciona muito bem. Antes eu tinha um certo preconceito com a idéia do ECMP, mas hoje entendi que quem tem LINK Dedicado de qualidade e precisa balancear, o ECMP atende bem aos requisitos.

Os meus links de dados hoje são dedicados e realmente não estou muito preocupado com FailOver, que no meu ponto de vista é um dos "Calcanhares de Aquiles" para esse tipo de Balance, mas apreciem; acho que vocês sentirão um misto de susto e surpresa hehe. Aparentemente não tem nada na RB. Mas olhem a rota. O segredo do Balance está nela.

Para mim está funcionando bem, ninguém me reclamou de erros em sites de Banco ou similares. Então realmente funciona, não senti lentidão provocada pelo tipo de Balance. Só senti benef*cios até o momento. E recomendo que testem, por que não?

Abraço.

Senior Member
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    4
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    4
    Oi Damão Boa tarde, vc ja teste esse seu balance no league of legends? Aqui conseguir fazer funcionar mais tive que tirar esse jogo fora do balance, e as pesquisas do google as vezes quando fazia na barra de endereço dava erro na pesquisa.
    Gente do céu hehe. Eu estou o cúmulo da praticidade. Dêem uma olhada no meu Balance... Elimina de vez as address-list:

Claro gente, não vou chegar aqui e postando bobagens, antes de mais nada gostaria de esclarecer que não tem nada a ver com Balance PCC. É na verdade uma versão minha do Balance ECMP (Vejam as implicações e detalhes técnicos em http://wiki.mikrotik.com/wiki/ECMP_l...ith_masquerade

Mas é claro que eu fiz a minha própria versão desse conceito, que funciona muito bem. Antes eu tinha um certo preconceito com a idéia do ECMP, mas hoje entendi que quem tem LINK Dedicado de qualidade e precisa balancear, o ECMP atende bem aos requisitos.

Os meus links de dados hoje são dedicados e realmente não estou muito preocupado com FailOver, que no meu ponto de vista é um dos "Calcanhares de Aquiles" para esse tipo de Balance, mas apreciem; acho que vocês sentirão um misto de susto e surpresa hehe. Aparentemente não tem nada na RB. Mas olhem a rota. O segredo do Balance está nela.

Para mim está funcionando bem, ninguém me reclamou de erros em sites de Banco ou similares. Então realmente funciona, não senti lentidão provocada pelo tipo de Balance. Só senti benef*cios até o momento. E recomendo que testem, por que não?

Abraço.
    Por favor, confira as configurações de MTU e sempre que fizer alguma alteração no RouterOS sugiro reiniciar a RB.

Abraço.

PS: Não tive problema em nenhum conteúdo.

Senior Member
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    1
    Likes (Given)
    1
    Likes (Received)
    0
    Amigo damao tudo blz espero que sim mas pode me dar uma ajuda estou martelando a cabeça de tentar adptar este seu balance pra um link net com ip fixo e tres velox em ppoe poderia me ajudar como posso faze-lo funcionar com a caracteristica de que o link principal ea net se ela cair uma velox ppoe assume e assim por diante desde ja agradeço.
    fica frio, a* estão as regras para análise:

# dec/02/2015 14:18:53 by routeros 6.33.1
    # software id = dt4a-1r6q
    #
    /interface bridge
    add name=bridge1
    add name=ptp
    /interface ethernet
    set [ find default-name=ether2 ] comment="50mb - dedicado1"
    set [ find default-name=ether3 ] comment="20mb - dedicado2"
    /ip neighbor discovery
    set ether2 comment="50mb - dedicado1"
    set ether3 comment="20mb - dedicado2"
    /interface vlan
    add interface=ether3 l2mtu=1594 name=vlan1 vlan-id=901
    /ip ipsec proposal
    set [ find default=yes ] enc-algorithms=aes-128-cbc
    /interface bridge port
    add bridge=bridge1 interface=ether9
    add bridge=bridge1 interface=ether10
    add bridge=bridge1 interface=ether8
    add bridge=ptp interface=ether2
    add bridge=ptp interface=ether4
    /ip firewall connection tracking
    set tcp-established-timeout=10m
    /ip address
    add address=177.73.x.x/30 comment="dedicado(50mb)" interface=ether2 network=177.73.x.x
    add address=192.168.0.1/24 comment="rede local" interface=bridge1 network=192.168.0.0
    add address=177.73.x.x/29 disabled=yes interface=bridge1 network=177.73.106.56
    add address=200.229.x.x/30 comment="dedicado(20mb)" interface=vlan1 network=200.229.x.x
    /ip cloud
    set ddns-enabled=yes
    /ip dns
    set cache-size=10240kib servers=8.8.8.8
    /ip firewall address-list
    add address=192.168.0.250 comment="thundercache sai pelos 2 links" list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.9 list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.6 list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.2 list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.8 list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.7 list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.3 list=dedicado_qnet
    add address=192.168.0.250 comment="thundercache sai pelos 2 links" list=dedicado_telenet
    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="qnet_out (20mb)" dst-address-list=!out-telenet in-interface=bridge1 new-routing-mark=qnet_route src-address=!192.168.0.1 src-address-list=dedicado_qnet
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="telenet_out (50mb)" dst-address-list=!out-qnet in-interface=bridge1 new-routing-mark=telenet_route passthrough=no src-address=!192.168.0.1 src-address-list=dedicado_telenet
    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat
    /ip route
    add comment=out_telenet distance=1 gateway=gateway_telenet routing-mark= telenet_route
    add comment=out_qnet distance=1 gateway=gateway_qnet routing-mark=qnet_route
    add check-gateway=ping distance=2 gateway=gateway_qnet
    add check-gateway=ping distance=3 gateway=gateway_telenet

Thanks (Given)
    36
    Thanks (Received)
    114
    Likes (Given)
    41
    Likes (Received)
    109
    Quote Originally Posted by VCN View Post
    Amigo damao tudo blz espero que sim mas pode me dar uma ajuda estou martelando a cabeça de tentar adptar este seu balance pra um link net com ip fixo e tres velox em ppoe poderia me ajudar como posso faze-lo funcionar com a caracteristica de que o link principal ea net se ela cair uma velox ppoe assume e assim por diante desde ja agradeço.
    Boa noite,

O efeito de failover nesse balance é bem básico. Ele é dado pelo check-gateway = ping nas rotas default e combinado com rotas com distâncias diferentes. Isso é básico. Mas existe a possibilidade de uma ADSL simplesmente parar de trafegar e nesse cenário o check-gateway = ping não desativa a rota. Existem diversas possibilidades para resolver esse problema. Você pode indicar por firewall que determinado HOST na internet só sai pelo link ADSL e dropa ele pelo restante dos outros links. Se esse host falhar, desativa ou re-enumera a rota. É uma idéia. Dá para fazer por Script. Existe bastante material na internet.

Abraço.

Member
    Thanks (Given)
    1
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    1
    Likes (Received)
    0
    ola damião. usei esse balance e e muito bom não da erro em site nenhum. mas na minha rede tive um problema na minha rede na steam e na xbox live que desconectava as duas e varios clientes meus recebiam aviso de advertencia que sairam da partida em andamento ( eram aviso que os jogadore poderiam ser banidos, que fato não era culpa deles e sim do balance) e vi que vc falou que fez umas alterações no seu balance e queria saber se vc pode compartilhar. o meu fiz do mesmo jeito do site da mikrotik sem alterar nada. para ninquem ser penalizado enclusive eu resolve colocar o balance africa ma não e o mesmo desempenho

Abraço.

Thanks (Given)
    36
    Thanks (Received)
    114
    Likes (Given)
    41
    Likes (Received)
    109
    Quote Originally Posted by dhisilf View Post
    ola damião. usei esse balance e e muito bom não da erro em site nenhum. mas na minha rede tive um problema na minha rede na steam e na xbox live que desconectava as duas e varios clientes meus recebiam aviso de advertencia que sairam da partida em andamento ( eram aviso que os jogadore poderiam ser banidos, que fato não era culpa deles e sim do balance) e vi que vc falou que fez umas alterações no seu balance e queria saber se vc pode compartilhar. o meu fiz do mesmo jeito do site da mikrotik sem alterar nada. para ninquem ser penalizado enclusive eu resolve colocar o balance africa ma não e o mesmo desempenho
    Boa noite, não sei o que falar, já que tenho uma rede com quase 500 clientes e está funcionando lindamente. Estou usando ROUTEROS 6.33.5 e firmware atualizado. Na verdade esse balance quem faz é a rota. Então com ou sem as regras do mangle ele funciona, mas você pode fazer experimentos com rotas estáticas. Funciona muito bem também.

Abraço.

Member
    Thanks (Given)
    1
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    1
    Likes (Received)
    0
    prezado damião tem como vc liberar o acesso da rb com o balance. pois tentei e não deu

Thanks (Given)
    36
    Thanks (Received)
    114
    Likes (Given)
    41
    Likes (Received)
    109
    Quote Originally Posted by dhisilf View Post
    prezado damião tem como vc liberar o acesso da rb com o balance. pois tentei e não deu
    Pode entrar com o user overnix, senha overnix que vai dar. Não se assuste. Não tem muita coisa lá rs.

Abraço.

Page 3 of 5 FirstFirst 12345 LastLast

Bookmarks

Bookmarks