Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 54

Tópico: ThunderCache - FreeBSD ISO e Suporte a Hardware

Administrador Avatar de mjr88
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Thanks (Given)
    37
    Thanks (Received)
    105
    Likes (Given)
    33
    Likes (Received)
    102

Arrow ThunderCache - FreeBSD ISO e Suporte a Hardware

Boa noite pessoal,

Bom, estou tirando um tempo preciso para explicar aqui um problema que estamos tendo referente a suporte de hardware com a nova ISO do ThunderCache/FreeBSD.

Estive em contato hoje com o pessoal da FreeBSD Brasil para saber mais sobre isso, pesquisei também na internet antes de formular minha idéia e minha intenção com este post.

Primeiramente, o FreeBSD é um S.O. bem peculiar. O suporte a hardware nele leva um pouco mais de tempo pra ser implementado que em outros sistemas. E ele também não conta com drivers "genéricos" pra uma vasta gama de controladoras de discos. Isso implica em problemas pra quem investe em hardware muito novo.
    Então, a primeira dica é: ANTES DE COMPRAR SEU SERVIDOR, VERIFIQUE SE A CONTROLADORA DE DISCOS E AS INTERFACES DE REDES SÃO SUPORTADAS PELO FREEBSD! Isso pode ser feito facilmente olhando a lista em http://www.freebsd.org/releases/9.0R/hardware.html.

Agora, os clientes que já tem o servidor, e estão com problemas, vai ser um pouco mais complicado. O pessoal da FreeBSD Brasil está pronto pra implantar na ISO qualquer driver necessário, porém precisamos de identificação da controladora. Aos que estiverem com problema, podem responder a esse tópico passando qualquer informação que ajude na identificação, pode ser uma foto da tela inicial, de algum erro, etc. Porém, existem ainda problemas de incompatibilidade de hardware, onde um driver não pode ficar junto com outro. Nesses casos, somente uma recompilação do kernel, retirando o suporte as controladoras que não vão ser usadas, e colocando o driver da controladora em questão, resolveria o problema.

Agora, vem o mais importante: Tem cliente criticando a BM Software pela decisão de passar o suporte para o FreeBSD. Tínhamos tomado a decisão por 2 razões: primeiro, por causa do relatório, que a FreeBSD Brasil iria desenvolver pra nós, enquanto focávamos no desenvolvimento do ThunderCache. Segundo, e mais importante, por que a FreeBSD Brasil está mantendo pra nós a ISO de instalação que facilitou a vida de muita gente, que hoje instala o sistema em menos de 5 minutos e sem nenhuma configuração "monstruosa" durante esse processo. Porém, durante a conversa com a FreeBSD Brasil hoje, e minhas pesquisas, descobri um ponto muito mais importante, e vejo que tomamos a decisão correta: O fato do Linux usar drivers "genéricos" para controladoras que ele não tem suporte.

Isso significa que, como alguns clientes já reclamaram, o FreeBSD não instala em certos hardwares, mas o Linux instala, e funciona "perfeito". Aí é que tá o problema. Tive uma amarga experiência com um servidor de um amigo. O cara investiu R$ 25.000,00 num servidor, com 6 HDs SAS de 500GB. Peguei pra instalar o sistema em Linux. 5 HDs de 500GB SAS 10k RPM em RAID 0, dando 220MB/s de transferência, enquanto um RAID 0 de 4 HDs SATA2 7200RPM 500GB dava 408MB/s. Resultado: perdemos o cliente. Culpa disso? Driver "genérico" do linux pra controladora de discos.

O que quero dizer é que hoje, a preferência é não deixar o cliente rodar o Thunder em hardware "capado" para que o software não leve a culpa. O Linux funciona com 99% das controladoras do mercado, mas todas as controladoras profissionais perdem 50 a 70% do desempenho por culpa do Driver. O FreeBSD, a partir do momento que é instalado com o Driver correto, consegue extrair 100% do poder da controladora, dando ao Thunder tudo que ele precisa pra ser o que é: O melhor e mais completo sistema de WebCache do mercado.

Enfim, depois de todo o falatório, gostaria novamente de pedir a ajuda do pessoal que está passando por esses problemas, para que possamos identificar essas controladoras e colocarmos suporte a elas na ISO.

Abraços a todos.

Mário Jr.
    Mário Jr
    ThunderCache 7.1 Developer | [email protected]

Senior Member Avatar de brauser
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Thanks (Given)
    9
    Thanks (Received)
    5
    Likes (Given)
    9
    Likes (Received)
    4
    Citação Postado originalmente por damao.tecnico Ver Post
    Falar mais o q depois disso... Super Mário, valeu mesmo!
    Super Mário é Bros.

Senior Member Avatar de Psergiocgr
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    2
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    3
    Bom dia a todos

Mario por minha parte respondo por mim, nunca tive a sorte de usar o FREEBSD e todos que já mexeram no meu servidor não entende por que não funciona corretamente, já troquei de hardware varias vezes e nada. Então sugiro que o pessoal da Freebsd crie uma receita do bolo como por exemplo "processador, Memoria, HD, que seja compatível etc. Porque a lista que vc sugere é muito grande e vamos continua com a incerteza, se a Freebsd montar um modelo fica fácil a operação e detecção dos futuros problemas

OBS: ainda não acredito se me disser coloca xeon ou opteron que tudo ira resolver, não acredito nisso Minha configuração hoje COREI7, 24GB RAM CORSAIR, PLACA MAE INTEL, 4 HD`S
    Ate trocaria todo meu hardware se a receita não usa meus ingredientes.

Administrador Avatar de Luiz Biazus
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Thanks (Given)
    15
    Thanks (Received)
    15
    Likes (Given)
    29
    Likes (Received)
    18
    Citação Postado originalmente por Psergiocgr Ver Post
    Bom dia a todos

Mario por minha parte respondo por mim, nunca tive a sorte de usar o FREEBSD e todos que já mexeram no meu servidor não entende por que não funciona corretamente, já troquei de hardware varias vezes e nada. Então sugiro que o pessoal da Freebsd crie uma receita do bolo como por exemplo "processador, Memoria, HD, que seja compatível etc. Porque a lista que vc sugere é muito grande e vamos continua com a incerteza, se a Freebsd montar um modelo fica fácil a operação e detecção dos futuros problemas

OBS: ainda não acredito se me disser coloca xeon ou opteron que tudo ira resolver, não acredito nisso Minha configuração hoje COREI7, 24GB RAM CORSAIR, PLACA MAE INTEL, 4 HD`S
    Ate trocaria todo meu hardware se a receita não usa meus ingredientes.

desculpa mano... mais se vc nao acredita nisso vc nao entende nada de hardware hehehehehehehe só vc testando pra vc ver lacraia! :P compra lah na sinco o hardare mais bagaceira deles.. em torno de 2.400 reais.. vai dah pau no seu ai que vc nao imagina :P
    PulsarManager seu provedor facilmente sob controle, conheça:

http://youtube.com/watch?v=jYKXN5DMgHg

Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne ( Albert Einstein )

Super Moderador Avatar de Pirigoso
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Thanks (Given)
    6
    Thanks (Received)
    4
    Likes (Given)
    2
    Likes (Received)
    8
    independente do OS, servidor xeon profissional com memoria profissional é outro nivel sem travadas sem crash 1000% to falando isso a anos mas parece que só agora a idéia ta aflorando
    >>>> VENDAS DE LICENÇA THUNDER 7.x <<<<
    Compre de quem esta a 10 anos no underlinux,
    confiança e credibilidade no que faz!
    * SINCE 2004 - 2014 *
    PLANO DE THREADS
    1400 - R$ 80,00 (indicado até 150 clientes)

O INICIO! > http://under-linux.org/f110914-squid...de-url_rewrite

Fone ( 51 ) 3649.4575/8406.1992
    StepByStep Instalação ThunderCache7.1: https://under-linux.org/showthread.php?t=164219

Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Caro MJR88 vou deixar aqui então para uma possível solução o meu problema, não tenho como tirar tela, nem foto, mas posso relatar meu problema e meu hardware. Estou tendo incompatibilidade com o BSD, o mesmo instala normalmente, quando vai reiniciar ele fica reiniciando em um loop infinito e nunca inicia o sistema. mas se troco pra linux ai funciona normal. Meu servidor é um IBM X3250 M3, hds 2.5 seagate 7200 rpm, 8gb de ram ECC kingston, estou migrando para 16gb. aguardo resposta, ja que em linux funcionava e vocês estão deixando o linux, e o pior é que nao posso comprar outra máquina.

Senior Member Avatar de Psergiocgr
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    2
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    3
    E seu Luiz

o que digo aos entendidos profissionais expert em expressar em apenas uma palavra (hardware) todo sistema retiro tudo que eu quis propor em minhas explicações que nenhum momento eu disse que os citados servidores não presta. com tudo isso vejo que a novela Thunder Bsd e Linux ira durar mais algum tempo ate os pensamentos dos colegas mudarem
    desculpe ai se fui mau entendido

so usuario do thunder desd que inicio e pago mensalmente R$140,00 e coloco em em primeiro plano eu merecia mais um pouco de respeito
    fico triste com isso. de hardware talvez eu não entenda, mais de ganhar dinheiro eu entendo e bastante e tudo isso se resume em dinheiro.
    Última edição por Psergiocgr; 09-11-2012 às 10:09 PM.

Member
    Data de Ingresso
    May 2012
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Boa noite senhores... falando em taxa de transferência dos HDs, como faço pra saber qual a taxa que meu servidor tem? tem algum comando/teste para descobrir isso?
    Abraço!

Administrador Avatar de damao.tecnico
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Thanks (Given)
    36
    Thanks (Received)
    113
    Likes (Given)
    41
    Likes (Received)
    109
    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Boa noite senhores... falando em taxa de transferência dos HDs, como faço pra saber qual a taxa que meu servidor tem? tem algum comando/teste para descobrir isso?
    Abraço!
    Exemplo:
    Código:
    diskinfo -t /dev/ada1
    Deverá aparecer como na imagem:
    Desempenho do HD no FreeBSD.jpg

Abraço.

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Marcadores

Marcadores

Permissões de Postagem