Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 57

Tópico: Cache Full com Thunder + Mikrotik

  1. #11
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    224
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Mais isso Nao Vem ao Causo
    So tava temtando Ajudar Como Vc ja me Ajudou
    Postando Uma regra q pode servir Para Alguen.

    Muito Obrigado !

  2. #12
    Administrador Avatar de mjr88
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Joviânia-GO
    Posts
    5,485
    Thanks (Given)
    37
    Thanks (Received)
    105
    Likes (Given)
    33
    Likes (Received)
    102
    rsrsrs, tá certo. E com certeza vai ajudar alguém.

    Como eu disse tem que estudar cada caso separadamente.

    Essa sua idéia é boa mesmo, depois vou testar aqui pra ver como fica.

    Valew.

  3. #13
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    28
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Ola!!

    Ola!!

    Mira que eu tenho funcionando el LiveCD5 ThunderCache... corriendo como parent do web proxy do Mikrotik nao uso dst-nat.

    Estive procurando usar suas regras pra cache full en mangle mas no consigo ver match do paquetes.

    eu uso asim:

    Código:
    /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=postrouting comment="MARCA CONEXAO COM HIT DO THUNDER" disabled=no dscp=18 src-address=192.168.10.254 dst-address=10.5.30.0/24 new-connection-mark=thunder-conn-HIT passthrough=yes protocol=tcp
    
    192.168.10.254 (IP do LiveCD TC5)
    10.5.30.0/24 (Ip do meus clientes)
    No consigo ver a marcacao do paquetes, pode me ajudar?

    saudes



    Citação Postado originalmente por mjr88 Ver Post
    E aí, pessoal, beleza?

    Vou fazer esse tutorial pra repassar pro amigo copaers, mas já vou postar no lugar certo, pra ficar pra quem precisar também...

    Vamos lá...

    Você só vai precisar do Número DSCP que foi setado pra HITs no Painel do Thunder no site da BMSoftware. Vou usar como exemplo: DSCP 18 (que é o TOS padrão em decimal 72).

    No Mikrotik, abra um terminal e digite: (Lembre-se de trocar o 192.168.20.0/24 pelo ip da sua rede de clientes. Se for mais de uma rede, é só repetir o primeiro comando pra cada rede)

    Código:
    /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=postrouting comment="MARCA CONEXAO COM HIT DO THUNDER" disabled=yes dscp=18 src-address=192.168.10.253 dst-address=192.168.20.0/24 new-connection-mark=thunder-conn-HIT passthrough=yes protocol=tcp
    
    /ip firewall mangle add action=mark-packet chain=postrouting comment="MARCA PACOTES COM HIT DO THUNDER" connection-mark=thunder-conn-HIT disabled=no new-packet-mark=thunder-packet-HIT passthrough=yes
    Altera 192.168.10.253 pelo ip do Thunder, e 192.168.20.0/24 pela rede dos clientes.
    Agora vamos criar a Queue pra limitar o Cache Full. Ainda no Terminal do MK digite:

    Código:
    /queue tree add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no limit-at=0 max-limit=3M name="LIMITA CACHE FULL" packet-mark=thunder-packet-HIT parent=global-out priority=8 queue=ethernet-default

    E... Pronto!!! Note que fiz o Cache Full a 3 Mbps, pode colocar a velocidade que quiser, só substituir o "3M" nesse último comando.

    Só correr pro abraço.

    Obs: Em estudos recentes que andei fazendo, o Cache Full se mostrou uma faca de dois gumes. Se você usar um valor muito alto, é possível que um cliente só pegue toda essa velocidade e passe num cartão só, estourando o limite do cartão e elevando o ping. Já se você usar um valor muito baixo, tipo 1 Mega, talvez vários clientes solicitam arquivos que estão no cache, e esses arquivos iram sair dividindo a velocidade de 1 Mega, ou seja, talvez saia até mesmo mais lento que a velocidade contratada pelo cliente.

    Então, se for usar Cache Full, estude bem seu ambiente e perfil de clientes.

    Falow?! Até a Proxima.

    Mário Jr.

  4. #14
    Senior Member Avatar de igorzanata
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    RJ
    Posts
    231
    Thanks (Given)
    1
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Poxa vida... Muito bom esse post MJR88. Parabéns mesmo... há um tempo atrás eu estava precisando de um tuto como este mas nao havia achado em lugar nenhum.

    As pessoas tem dificuldade em colocar o MK em paralelo com o thunder. E isso é um passo-a-passo mão na roda hein!!

    Mto bem pela iniciativa.

    Att

    Igor Zanata

  5. #15
    Administrador Avatar de mjr88
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Joviânia-GO
    Posts
    5,485
    Thanks (Given)
    37
    Thanks (Received)
    105
    Likes (Given)
    33
    Likes (Received)
    102
    rsrs, estamos aí pra isso, né, Igor?!!

    Amigo yohanvil, alterei o post no início do tópico, a marcação estava no mesmo bloco, mas tinha que descer a barra de rolagem pra ver, rsrs.

    Alterei pra ficar mais fácil de visualizar.

    Valew. T+
    Mário Jr
    ThunderCache 7.1 Developer | [email protected]

  6. #16
    Senior Member Avatar de igorzanata
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    RJ
    Posts
    231
    Thanks (Given)
    1
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Olá amigos.. nao seu se esse é o local apropriado para isso, mas com eu acabei de ver essa situação entao estou aproveitando a oportunidade para perguntar.

    Gostaria de saber a seguinte coisa... para que serve essas regras de "marcar conexao" (action=mark-connection) e "marcar pacote" (action=mark-packet) ?

    Att

    Igor Zanata

  7. #17
    Administrador Avatar de mjr88
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Joviânia-GO
    Posts
    5,485
    Thanks (Given)
    37
    Thanks (Received)
    105
    Likes (Given)
    33
    Likes (Received)
    102
    Igor,

    isso é pro MK saber qual conexão entra na Queue Tree, liberando a banda configurada lá pra essa conexão, e não a velocidade do cliente.

    Qualquer dúvida posta aí.

    Falow. T+
    Mário Jr
    ThunderCache 7.1 Developer | [email protected]

  8. #18
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    28
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    ola igor!!

    No meu libro "Learn RouterOS" do Dennis Burgess, ele da um exemplo, explicando a marcacao do pacotes y do conecao, el diz que imaginem una rua muito grande en la qual vc quer identificar um carro (automovil), mais seu caroo e do color vermelho com neumaticos numero 18, o problema e que a Rua e muito grande alem do que tudos automoviles sao vermelhos alem do velocidade... entao o marcacao do pacotes e similar, e como si vc colocare uma bandeira no automovil agora vc pode identificar mais facilmente entre os miles do automoviles da rua, e uma comparacao similar com ao marcacao do pacotes.

    Vai disculpar meu portuguesse.!!

    saudes!!

    PS: vcs dizem saudes?? em espaol a gente diz "saludos" me corrige por favor.
    Tambem disculparn o OT :$
    Última edição por yohanvil; 10-21-2010 às 06:17 PM.

  9. #19
    Senior Member Avatar de igorzanata
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    RJ
    Posts
    231
    Thanks (Given)
    1
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    eu to perguntando isso pq a pessoa que configurou o meu MK nao colocou essas marcações pq disse que ficaria mais lento o tempo de resposta. E como na epoca eu nem conhecia oq era o MK ae eu deixei ele fazer como kizesse.

    vlw pelas explicações.

    Att

    igor zanata

  10. #20
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    21
    Thanks (Given)
    0
    Thanks (Received)
    0
    Likes (Given)
    0
    Likes (Received)
    0
    Notei uma coisa, tenho um thunder 6 rodando e 1 5 rodando, no 5 para funcionar a marcacao eu tenho q colocar NOT (!) no 6 eu coloquei 18 e ta funcionando normal, sera que estou fazendo algo de errado? minhas regras

    thunder6
    0 ;;; FULL HOUSE PROXY TC
    chain=postrouting action=mark-connection new-connection-mark=hit_thunder
    passthrough=yes protocol=tcp src-address=192.168.10.250 dscp=18

    1 chain=postrouting action=mark-packet new-packet-mark=superthunder passthrough=yes
    connection-mark=hit_thunder

    no thunder5
    0 ;;; THUNDERCACHE
    chain=postrouting action=mark-connection new-connection-mark=hit_thunder
    passthrough=yes protocol=tcp src-port=8080 dscp=!18

    1 chain=postrouting action=mark-packet new-packet-mark=superthunder passthrough=yes
    connection-mark=hit_thunder

    notei q o thunder5 esta meio lento!


    Grato
    Rafael

Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Problemas Hotspot + THUNDER CACHE + cache full
    Por jrassis no fórum Hotspot, Pppoe & Radius
    Respostas: 4
    Último Post: 08-27-2012, 12:35 AM
  2. Respostas: 1
    Último Post: 03-31-2012, 05:23 PM
  3. As Regras Thunder Cache 7 com Cache Full no mikrotik 2.9.27
    Por robertopc95 no fórum Instalação & Configuração
    Respostas: 3
    Último Post: 10-19-2011, 10:57 AM
  4. Cache Full Thunder 6.1 + Mikrotik 2.9.27
    Por uilian no fórum Controle de Banda
    Respostas: 1
    Último Post: 07-14-2011, 09:20 AM
  5. Thunder Cache 3.1 Full Script
    Por igorzanata no fórum Instalação & Configuração
    Respostas: 5
    Último Post: 01-17-2011, 11:22 AM

Marcadores

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •